Sábado, 8 de Dezembro de 2007

...

REUNI NÃO!

O que você acha da implantação de um Programa que vai afetar diretamente a sua vida universitária, a partir do ano que vem, sem ser consultado?

 

O REUNI foi instituído por um decreto presidencial (decreto nº. 6096), no qual afirma que o programa durará 5 anos, a contar do início de cada plano (art. 1º § 1º). Mesmo sendo uma política pública de longo prazo, o REUNI foi gerido de uma forma bastante instável, visto que é um decreto e pode ser revogado a qualquer momento.

A verba destinada para as execuções dos projetos escolhidos será fixa. O decreto afirma que serão viabilizados até 20% do orçamento para as universidades federais. Esse valor é na ordem de 2 bilhões para todo o Brasil, e esses recursos extras são para todos os 5 anos do projeto. A liberação das verbas é gradual, corre-se o risco de que, em determinado ano, o dinheiro não caiba no orçamento do Ministério e não seja repassado. Além disso, aderindo-se ao projeto agora, ele durará até 2012. O governo Lula só vai até 2010, ou seja, 2 anos ficarão para o governo seguinte. Quem garante que o futuro presidente vai manter os acordos? Segundo o artigo 6 do decreto, os investimentos são liberados de acordo com o cumprimento das metas, caso o MEC julgue o não  cumprimento, a verba é cortada. Haverá uma série de novos estudantes, e não haverá dinheiro para mantê-los.

O projeto também estipula como meta a elevação da taxa de aprovação para 90% ao longo dos cinco anos. O cálculo da taxa é bastante estranho. Veja: ele é feito dividindo-se o número de diplomados pelo número de ingressantes nos cinco anos anteriores, mas o número não é mesmo, uma vez que muitos cursos não têm essa duração. Além do mais, determina que o estudante termine o curso no tempo certo, o que não condiz com a realidade, à medida que muitos não podem pagar todas as cadeiras no período estipulado (por precisarem trabalhar, por exemplo), ou optam por uma permanência mais longa na universidade, para cursar cadeiras extras.

Outra meta estabelece o aumento da relação aluno professor para 18. Geralmente, os professores dão mais de uma disciplina por semestre, logo se ele ministra aula para duas turmas, de 40 alunos cada , e orienta duas monografias,  atende a 82 alunos, o que está muito distante de 18. Também há a questão da dedicação exclusiva. Professores dedicados excepcionalmente às aulas, configurando uma ameaça direta ao que se entende por “universidade respeitável” fundamentada no tripé: ensino – pesquisa - extensão.

Apresentados esses OUTROS pontos a respeito do REUNI, deve ficar claro que a universidade é uma instituição singular e de complexidade elevada, portanto não há uma fórmula pronta, fácil e imediata que contemple sua indispensável reforma. O atual modelo universitário está à beira de um colapso, todos nós sabemos. Contudo, a forma com a reconstrução da universidade está se fundamentando pouco contribui para o debate sobre uma UNIVERSIDADE PARA TODOS, GRATUITA E DE QUALIDADE.

É um absurdo decidir aprovar um projeto, que vai transformar a estrutura universitária por completo, atropelando todo mundo. Aqui na Ufpb, o projeto foi feito às pressas e muitos professores não tiveram oportunidade de conhecê-lo profundamente. Veja o caso do nosso departamento: onde um curso novo foi criado no feriadão de 7 de setembro!

Expandir a Universidade para novas áreas, ampliar a quantidade de cursos e o número de alunos é um ideal de todos, mas isso deve ser feito com um mínimo de responsabilidade e respeito àqueles que constroem a universidade: os estudantes, os professores e os técnicos.

Janaine Aires – Estudante de Comunicação Social


publicado por janaineaires às 01:11
link do post | comentar | favorito
|

.+ eu

.pesquisar

 

.Abril 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.ultimos postz

. À CAMBADA DE FILHOS DA PU...

. E tem sido assim

. Poraí

. E quem foi Benazir Bhutto...

. cidadania paraibana ?

. mais veja só!

. ...

. ...

. TIROS

. “Jornal Underground prega...

. ...

. rodo cotidiano

. ...

. ...

. ...

.arquivados

SAPO Blogs

.subscrever feeds